• Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi gordo em outubro - um início "diferente"


Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - 06h00

Foto: Bela Magrela


Amigos, o mês de outubro começou com os preços seguindo a mesma trajetória iniciada em julho (em alta).

Até o dia 9/10, os preços no mês já se valorizam R$19,55/@ (+7,1%) em relação ao preço do fechamento de setembro.

Olhando isso, vejo que este mês está com dois pontos "diferentes".

1) Olhando o histórico de 10 anos do comportamento dos preços do boi gordo em outubro, temos a figura 1.

Figura 1.
Comportamento do preço do boi gordo em outubro nos últimos 10 anos.

Como podemos ver, dos últimos 10 anos, em cinco anos o mês de outubro teve alta e em cinco anos teve queda nas cotações. A média do período é +0,3%. A média dos anos positivos é +5,0% e a média dos anos negativos é -4,5%.

Ponto diferente: no mês atual (até dia 9), os preços estão acima da média do período analisado, acima da média dos anos positivos e apresentando oscilação bem próxima aos melhores anos positivos (2014 e 2020) – e chegamos apenas a 1/3 do mês.

2) Outro ponto que me chamou a atenção foi a “distorção” repentina de direção dos preços (Cepea e futuros) no início do mês e que tem perdurado até o momento que escrevo. Veja na figura 2.

Figura 2.
Preço do boi gordo no mercado físico e futuro.

Ponto diferente: olha como no dia 4/10 o mercado se inverteu! O preço Cepea (à vista) superou todos os contratos futuros e permaneceu acima até dia 9/10 (com exceção do outubro, que ajustou). Em tese, como temos um prêmio de risco embutido nas cotações mais longas, isso deveria ser ao contrário...Diferente não?

Mas aqui fica um sinal que o mercado pode estar apresentando: a oferta de animais nos próximos meses pode se normalizar ou intensificar frente à demanda, justificando assim preços menores do que no momento atual (oferta restrita de animais). Será a chegada das chuvas (previsão para retornarem nesta semana e trazerem a esperada umidade no solo/pastagens) que está sendo precificada?

Por ora, a resistência de preços nos contratos futuros (novembro e dezembro) tem sido os R$295,00/@, pois o mercado tentou por vários dias superar esse patamar, mas de forma frustrada. Com isso, novamente trago o tema do hedge (proteção de preços) em discussão...Se o mercado está encontrando dificuldades em superar essa região de preços, porque não comprar um seguro de baixa (opções PUT) e garantir essa margem “dada” pelo mercado no curto espaço de tempo? Caso o mercado continue subindo, você participa integralmente, mas caso o mercado comece a cair, você meu amigo pecuarista, além de garantir o seu preço de comercialização com margem, ainda fica com melhor caixa para garantir a reposição a preços mais convidativos!


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja